terça-feira, 16 de outubro de 2007

15-16/10/07

Nestas aulas o meu grupo escreveu a planificação do projecto e fizemos o blag na aula da tarde.
o meu grupo decidiu de mudar o texto e o tema do nosso projecto porque tinhamos problemas de cenarios. Entao fizemos o novo texto sobre campismo entre amigas aonde ume historia de horror é introduzida dentro. foi escrito o texto e foi dividido as personagens. foi tambem dividido as tarefas entre mim e a Georgina por causa dos cenarios.

planificaçao do novo projecto

Fase nº1- Selecção do problema
Depois de ter concluido que nao se podia realizar o nosso projecto inicial. O meu grupo tive de mudar tudo, isto é, tenhamos feito um teatro sobre o meio ambiente mas por causas das mudanças de cenários não pode-se realizar o nosso projecto. entao começamos a pensar qual era os problemas a abrodar. Pensamos em fazer uma adaptaçao de uma historia mas finalemente desistimos de esta idea e fizemos um teatro onde é uma mixtura de comédia e horror. Este teatro faz um exagero das conversaçoes das adolescentes e dos seus problemas que afinal nem se pode dizer que sao problemas graves.

Fase nº2- Escolha e formulaçao de problamas parcelares
a situaçao que nos interessa abordar é de uma peça de teatro aonde entrava em cena adolescentes e horror, isto é, vamos falar sobre os problemas das adolescentes mas de uma forma de comedia.
A divisao das partes mais simples do problema sao a historia de horror e a comedia.
Vamos fazer um teatro como ja foi referido e um cenario com uma tenda e uma fogueira e plano de tras.
Pensamos que vamaos poder levar a cabo este projecto.

Fasenº3- Preparaçao e planeamento
as tarefas que devemos reslizar sao o texto que ja esta feito, a tenda, uma fogueira.fizemos um cenario com papel de cenario e foi colorido por lapis de cera.
nos dispomos de um espaço na sala para representar, de tecido, e cordas como recursos no caso se nao encontramos uma tenda.
vamos precisar de um lençol, de corda, de uma coroa aonde esta desenhado o fogo, de madeira, de roupa.
vamos nos organizar de tal maneira que cada membro tenha uma tarefa a fazer.
as tarefas estao divididas de tal maneira , eu vou ter de trazer a corda, a Georgina o lençol.
Nao vai ser preciso calendario de actividades.

Fase nº4- Avaliaçao intermédia
o meu grupo trabalha bem. ainda nao tivemos o tempo suficiente para realizar as tarefas programadas. Por enquanto nao tivemos grandes difficuldades mas vamos de ter de fazer a tenda, a na minha opiniao vai ser o mais complicado.

Fase nº5- Preparaçao da apresentaçao em publico
vamos apresentar o nosso trabalho com a ajuda de uma tenda que servira de cenario.
fizemos um fundo de floresta com papel cenario

Fase nº6- Apresentçao

Fase nº7- Avaliaçao final

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

planificaçao do projecto

fase 1 : selecçao do problema
as situaçoes e problemas que podemos abordar sao sobre o ambiente ,a poluiçao, a reciclagem e a alimentaçao. em grupo decidimos fazer um teatro

fase 2: escolha e formulaçao de problamas parcelares
a situaçao que nos interessa mais é a poluiçao porque este assunto é muito interressante para o nosso grupo.vamos dividir o problama em partes mais simples, isto é, poluiçao do ar, poluiçao da agua, poluiçao sonora, as florestas e os seus problemas.temos algumas dificuldades em levar a cabo o nosso projecto mas tentamos o melhor que podemos.

fase 3: preparaçao e planeamento
as tarefas que temos de realizar sao um power point como cenario, um texto, coroas.
nos dispomos de uma sala, de um computador, de roupa, e de cartolinas como recursos.
Em materiais vamos ter de precisar de cartolinas, cola, lapis, cartao, balde de lixo, roupa, madeira. Cada membro do grupo tem uma tarefa a cumprir e é assim que estamos organizados.
Nao vai ser presico construir un calendario de actividades.

fase 4: Avaliaçao intermedia
estamos a trabalhar com muitas dificuldades por causa do texto que ja tentamos melhorar-lo e da organizaçao da apresentaçao porque a nossa peça de teatro pede muitas mudanças de roupa o que dificulta o nosso trabalho.
Todas as tarefas foram realizadas menos o texto que nao conseguimos o fazer.
O grupo tem funcionado bem, pois nos nos demos bem e sabemos ouvir o outro para poder discutir da melhor maneira a evoluçao do nosso grupo.

fase 5: preparaçao da apresentaçao publica
o nosso trabalho vai ser apresentado com a ajuda de um power point que vai servir de cenario e de alguns acessorios que vao estar a completar o nosso cenario.
Precisamos para a nossa apresentaçao de uma sala, um computador, das nossas coroas que foram feitas, de um balde de lixo e de madeira.

fase6: apresentaçao

fase7: avaliaçao final

domingo, 14 de outubro de 2007

estagio

escontrei estagio na instituiçao maria da paz de varzim.
é uma instituiçao que occupa-se de crianças

9-10-07

Nesta aula o meu grupo treinou o texto e mediu o tempo que durava.
acrescentamos o nosso texto que era muito pequeno.

o nosso texto

Geogina: Ola, bom dia.Tudo bem? nos somos a associaçao do planeta saudavel. ou seja, prevenir as coisas mas para o nosso planeta. Antes de mais nada, vamos dizer oqué a poluiçao. sabem é o qué??? é a sujidade, cheira muito muito mal e que destroi o nosso planeta

cecilia. Miss: deita lixo no chao
catarina. criança: nao se deita o lixo para o chao mas sim para o caixote do lixo
miss: Agora nao vai ser uma criaça que vai dizer o que devo fazer
Geogina. Policia: o qué que se sta a passar aqui?
criança: foi ela (aponta) ela deitou o papel no chao e a minha mama diz que nao se mete o lixo no chao.
policia: esta menina tem toda a razao, devia dar ouvido as crianças
miss: (deita o lixo no caixote do lixo)
Georgina. metaleiro: (pessoa a curtir a musica nas altura) eh pah, que musica fixe
cecilia. velhote: ( a fugir do barulho) que barulheira, no meu tempo nao era assim.
metaleiro: cala-se seu cota
velhote: ainda por cima é malcriado
metaleiro: (poe a musica mais alta)
velhote: devias ter vergonha
catarina. narrador: nao se pode incomodar as pessoas com o nosso braulho por isso musica mais baixa.
catarina.dono de uma fabrica: TRABALHA MAIS
cecilia. empregada:(a trabalhar mais rapido)
georgina. narrador: o fumo que sai das fabricas é muito mau e estraga o ceu.
catarina: (a passar e olham para a imagem) ja viste como as aguas estao sujas
georgina: pois é, as pessoas poem coisas mas para a agua
catarina: assim, nao podemos ir para a agua!!!
cecilia. arvore: nao, nao me faças isso, eu quero viver
catarina. fogo:(corre atras da arvore) a muito tempo que nao ardou nada
Georgina: (tenta de fazer uma fogueira)
cecilia: o que taz a fazer?
Georgina: tou a fazer uma fogueira
cecilia: nao faças isso, podes provocar uma incendio
catarina: (a ligar um cigarro)
cecilia: apaga isso, tambem nao se pode fumar. vocés nao compreendem???!!! sao mesmo dahhhh... podem provocar um incendio, e se provocam um incendio, arde tudo e se arde tudo, nao temos oxygenio para viver, e se nao temos oxygenio para viver, morremos.
ainda por cima temos de chamar os bombeiros porque o fogo pode queimar as casas.

viram-se para o publico e cantam:
Vamos fazer uma festa
com amor e amizade
vamos dar a floresta
elegria e liberdade!

metodologia do projecto do meu grupo

1. Pesquisa-informaçao
Para alcançar os objectivos do projecto o meu grupo fiz pesquisas na internet sobre o mei ambiente em particular sobre os diferentes tipos de poluiçao

2. Selecçao-planificaçao
Fizemos um texto apoiado das nossas pesquisas. neste texto dividimos as personagens para representar.

3. desisao-recursos
como o nosso texto muda de cenarios para ser mais rapidos decidimos de fazer um power point.
depois tem os accessorios como as coroas que representa o fogo e a arvores que fizemos com cartao, cartolina, cola e lapis de cera. Para os outros materiais vamos precisar de madeira, balde de lixo e roupa.

4. Desenvolvimento-controle
treinamos o nosso texto e tivemos de o acrescentar. cronometramos o texto.
ainda o nosso projecto tem de ter muitas modificaçoes porque ainda nao esta pronto para ser apresentado a turma

5. Execuçao-apresentaçao

6. Avaliaçao

metodologia do projecto

1. pesquisa- informaçao
Recolher a informaçao necessaria de acordo com os objectivos do projecto.

2. Selecçao -planificaçao
Adaptar ou modificar. E nesta fase que vamos escolher a informaçao que se ira utilizar e pela a elaboraçao do plano de trabalho.

3. Decisao- Recursos
Tomar decisoes e listar os recuros.devem-se tomar decisoes acerca das alternativas, estratégias, processos...Vamos aranjar os recursos e trabalhar os materiais que serao utilizados na apresentaçao.

4. Dsenvolvimento-contole
Actividades baseadas na experimentaçao e na investigaçao
é analisada a criatividade, a eficasia dasw estratégias, a utilizaçao dos materiais...
Este processo serve de auto-controle e instrumento de avaliaçao intermédio

5. Execuçao-apresentaçao
Apresenta-se o projecto

6. Avaliaçao
discussao colectiva dos resultados.Vamos analisar as diferenças entre o que foi inicialmente planeado e o resultado final.
devem- se formular propostas para melhorar futuros projectos.

sintese do projecto

Podemos abordar algumas situaçoes de vida quotidiana, por exemplo alimentaçao e o meio ambiente.
A situaçao que nos interessa mais é o meio ambiente, porque é um assunto actual, e que se deve instruir as crianças, desde de pequenos.
o nosso tema esta dividido em duas partes: a reciclagem e a poluiçao, e vamos fazer sobre as diferentes poluiçoes. o nosso projecto consiste num teatro, fazendo realçar as noçoes de poluiçao, pois nos queremos que as crianças desde de pequenas sejam ensinadas a saber, o que é bom e que é mau para o ambiente.
temos de fazer pesquisas e recolher material para poder apresentar.dispomos de internet, e de livros para os recursos. os materiais que vamos utilizar sao: cartolina, cartao, cola, lapis, madeira, papel, computador e balde de lixo.
As tarefas vao estar divididas na seguinte forma: cada elemento do grupo devera fazer uma tarefa mandada e depois dela estar concluida.

Pois as crianças sao o nosso futuro